quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O Pai Grávido

É engraçado que, para o homem, sua mulher grávida pareça um baú de mistérios sobre o devir maternal. Ela o é (até para ela mesma), mas o contrário não fica muito atrás. Desde que engravidei, não existe uma só vez em que eu olhe pro amado e não me pergunte, "o que exatamente ele está sentindo?". Como é a gravidez para a metade não grávida do casal?
Por isso, uma das primeiras partes que consultei no "O Que Esperar..." foi a respeito das questões pertinente aos futuros papais. Tanto no matrimônio quanto na maternidade, o homem é colocado não ao lado da noiva/ mãe, mas lá atrás, depois da mãe da noiva, madrinhas, mãe do noivo, avós, avôs, etc. Não o meu. Quero compreender, o máximo possível, como a paternidade está se dando para o amado (embora eu saiba que estou muito mais numa posição de precisar de sua compreensão e apoio do que de compreendê-lo ou apoiá-lo. Ando me sentindo um pouco filha do pai do Gergelim).
Tenho um amigo que engordou vários quilos quando a parceira engravidou. Enjoava igual a ela. O amado, por sua vez, já mencionou estar se sentindo grávido. O maior envolvimento do homem na gravidez da parceira, fenômeno recente nas sociedades ocidentais, explica a Síndrome de Couvade, cuja ocorrência mais impressionante é o aumento em até 20% no nível de prolactina, hormônio tipicamente feminino, na corrente sangüíniea dos futuros papais.
É, meninas: homens grávidos também são cheios de surpresas!